Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

domingo, 13 de julho de 2014

Modelo de Avaliação - Semântica

Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho
Avaliação Parcial II Unidade de Língua Portuguesa e Litertaura Brasileira
Professora Mara Virginia 1º ano do EM Turma ________________
Aluno(a) __________________________________________________________________
1. Reescreva as frases, eliminando as ambiguidades.
a) A empregada lavou as roupas que encontrou no tanque.

b)Comi um churrasco num restaurante que era gostoso.

2, Observe o uso da palavra cabeça:
Ele é o cabeça de uma organização crminosa. / Você não sai da minha cabeça.
A multiplicidade de sentido que uma palavra apresenta em diferente contextos chama-se:
( ) ambiguidade ( ) polissemia ( ) hiponimia ( ) heterenomia

3.O sentido das palavras não está corretamente indicado nos parênteses em:
a) distratar (maltratar com palavras) / destratar (rescindir pacto ou contrato)
b) deferimento (aprovação) / diferimento (adiamento)
c) comprido (extenso em sentido longitudinal) / cumprido (realizado)

4. . (NCE) “...você não percebeu que atrás do mundo, o quebra cabeça tinha um homem?” e “... se é que se quer arrumar o mundo”; a palavra mundo nesses dois segmentos;
a) apresenta significados idênticos; b) representa significados opostos;
c) mostra significados abstratos; d) possui alguns traços em comum;

5. Considerando-se a relação Veneza (cidade) – gaturamo (pássaro) como modelo, as palavras que sucessivamente completariam a relação: Cálifornia – pretos- morrer – Gioconda – cem mil réis, seriam:
a) estado , raça, ação, escultura, dinheiro. b)país, povo, fato,escultura, valor.
c)província, etnia,acontecimento, literatura, moeda.
d)estado, raça, acontecimento, pintura, valor.

6. (CÂM.DEP.) Assinale a alternativa em que as palavras referem-se, respectivamente, a
marfim, moeda e norte.
a) pecuniário - palustre – somático b) ebúrneo - numismático – boreal
c)mnemônico - rupestre – estival d) ígneo - vascular – sulfúreo

7. Leia:
Infância perdida

“Nossos ‘meninos de rua’ não são muito diferentes dos ‘meninos soldados’ de Serra Leoa ou das milhares de crianças vítimas de guerras espalhadas pelo mundo. Infelizmente, o Brasil está cometendo contra suas crianças a mesma violência que cometem outros países contra os direitos humanos dos pequeninos. Os brasileiros não podem se escandalizar com o que ocorre em outros países. Diariamente vemos, insensíveis, o que sofrem nossas crianças, sem escola, sem família, sem infância, sujeitas a maus-tratos, à prostituição, à morte e às drogas em cada esquina”

Ângela Luíza, VEJA, maio de 2005.

A partir do texto acima, redija um parágrafo dissertativo sobre o tema “infância perdida”.