Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

domingo, 13 de julho de 2014

Modelo de Avaliação II - Semântica

Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho
Avaliação Parcial II Unidade de Língua Portuguesa e Litertaura Brasileira
Professora Mara Virginia 1º ano do EM Turma ________________
Aluno(a) __________________________________________________________________

1. Reescreva as frases, eliminando as ambiguidades.
a) Estivemos na escola da cidadeque foi destruída pelo incêncio.

b) O juiz declarouter julgado o réu errado.

2. No verso: Fácil é mentir aos quatro ventos o que tentamos camuflar. A palavra em destaque pode ser substituida sem alteração de sentido por.
a) dissimular b)demonstrar c)desmascarar d)mostrar

3.O sentido das palavras não está corretamente indicado nos parênteses em:
a) comprimento (saudação) / cumprimento (extensão)
b) eminente (elevado) / iminente (prestes a ocorrer)
c) imergir (vir à tona) / emergir (afundar)

4, (NCE) “Alguns são excêntricos, com formatos inexplicáveis.”Marque a opção em que as palavras são, respectivamente, sinônimo e antônimo de excêntricos.
a) Esquisitos / toleráveis. b) Grandiosos /sublimes. c) Soberbos / elegantes.
d) Originais / estranhos. e) Extravagantes / despojados.

5. Considerando-se a relação Veneza (cidade) – gaturamo (pássaro) como modelo, as palavras que sucessivamente completariam a relação: Cálifornia – pretos- morrer – Gioconda – cem mil réis, seriam:
a) estado , raça, ação, escultura, dinheiro. b)país, povo, fato,escultura, valor.
c)província, etnia,acontecimento, literatura, moeda.
d)estado, raça, acontecimento, pintura, valor.

6.(AFC) Marque o item que substitui a palavra sublinhada por um sinônimo, sem prejuízo do sentido do enunciado.
“No mesmo momento em que a lavoura cafeeira alcança o zênite da sua prosperidade (primeiro decênio do século), uma outra atividade vem quase emparelhar-se a ela no balanço da produção brasileira: a extração da borracha.” (Caio Prado Júnior)
a) declínio b) aclive c) ápice d) índice e) Ocaso

7. Leia:
Infância perdida

“Nossos ‘meninos de rua’ não são muito diferentes dos ‘meninos soldados’ de Serra Leoa ou das milhares de crianças vítimas de guerras espalhadas pelo mundo. Infelizmente, o Brasil está cometendo contra suas crianças a mesma violência que cometem outros países contra os direitos humanos dos pequeninos. Os brasileiros não podem se escandalizar com o que ocorre em outros países. Diariamente vemos, insensíveis, o que sofrem nossas crianças, sem escola, sem família, sem infância, sujeitas a maus-tratos, à prostituição, à morte e às drogas em cada esquina”

Ângela Luíza, VEJA, maio de 2005.

A partir do texto acima, redija um parágrafo dissertativo sobre o tema “infância perdida”.