Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Atividade Escrita , leitura e interpretação




1. A tirinha é um gênero textual que tem por objetivo a ironia e o humor. Na análise da tirinha em estudo, pode-se afirmar que:
A) evidencia a satisfação dos alunos em receber professor em sala, pois nos últimos anos vem ocorrendo muita falta de docentes por motivos de saúde;
B) destaca a relação afetiva entre professor e aluno, em que alunos reconhecem o valor do professor, prestam homenagens justas e valorizam o educador.
C) revela estratégia dos alunos para fugirem da prova, envolvendo o professor em situação afetiva, buscando assim alcançarem seus objetivos.
D) valoriza o aluno que sabe fazer discursos de homenagem ao professor, destacando-se como líder, bem como os alunos bons em caricaturas.
2. Há no termo bem vindo, na fala do primeiro balão, uma incorreção gramatical no tocante à
A) acentuação B) pontuação C) emprego do hífen D) ortografia
    3. Imaginem-se na posição dos alunos desta tirinha: vocês concordam com a atitude destes? O que essa atitude revela? Justifique.

    4. Imaginem-se na posição do professor: que atitude tomaria? Justifique.
5. A relação professor e aluno é muito intensa: o professor é aquele que media a aprendizagem, que estimula a curiosidade e a busca do conhecimento. O aluno é aquele que aprende a aprender, que estuda, que pesquisa, que amplia seus conhecimentos, que pensa, que critica, que faz! Pensando nesta provocação e na sua experiência como aluno, POSICIONE-SE como é a relação dos alunos com os professores em sua escola. Há situações como esta descrita pela tirinha?