Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Atividade avaliativa - produção


Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho
Disciplina: Redação   Prof. Mara Virginia
Aluno(a)_______________________________________________
Atividade Avaliativa I Unidade -  Peso (4,0)                                                                               

1.       (UGMG) Sem alterar o sentido do período, reescreva-o, eliminando as palavras em destaque e fazendo as adaptações necessárias.
O que é indispensável é que se conheça o princípio que se adotou para que se avaliasse a experiência   que se realizou ontem, a fim de que se compreenda a atitude que tomou  o grupo que foi encarregado  do trabalho.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.       (Ceeteps-SP) Torne o texto abaixo mais enxuto, mais conciso: elimine palavras desnecessárias.
              “A árvore, oca por dentro, era muito elevada, tinha vinte metros de altura total, do chão ao topo: estava, por esta razão, prestes a cai, daí o instante, para baixo.”
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3.       Faça uma Introdução para o fragmento abaixo.
“ Enquanto seus pais queriam revolucionar a política e os costumes , a juventude de agora já não precisa combater a ditadura nem se sente sufocada pela família . Ela está mais à vontade com os códigos sociais e as tradições à sua volta(...)”.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________