Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Função referencial, emotiva e conativa

Função Referencial (ou denotativa ou cognitiva) informativa ou cognitiva: podemos dizer que é a comunicação pura e simples, ou seja, aponta para o sentido real das coisas e dos seres. A maior preocupação, neste caso, é a mensagem; e o emissor apenas se limita a informar.

Exemplos:
O Espírito Santo´é um estado devedor.

À noite, vemos as estrelas no céu.

O sol é uma estrela de quinta grandeza.


Função Emotiva (ou expressiva): está ligada, concentrada no emissor da mensagem. O próprio nome expressa sentimentos, emoções e julgamentos, tendo a impressão de um sentimento verdadeiro e simulado.

Exemplos:
Que tarde maravilhosa!...

Meus Deus, que céu lindo...


Função Conativa (ou apelativa ou imperativa): esta função está ligada no receptor da mensagem, isto é, no sujeito receptor e é eminentemente persuasivo, sedutor.


Exemplos:


Inspira- me ó lua!

Mamãe, olha o mar!...

Você acha que o Zezé conseguirá passar no vestibular?


Fonte: http://www.brazilianportugues.com/index.php?idcanal=336