Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

terça-feira, 16 de março de 2010

Atividade escrita (3) adjetivo

1. Escreva o adjetivo que expressa a principal característica que devem ter os substanbtivos abaixo.
a) água que se bebe
b)uma balança
c)um amigo
d) um juiz
e) o ar

2. Associe as colunas, relacionando os substantivos com os adjetivos mais adequados:
a)canto
I. corajoso
b)mentira
II. harmonioso
c)fogo
III. vergonhosa
d)soldado
IV. transparente
e)vidro
V. ardente

3.Classifique os adjetivos destacados.
a) Vários laços culturais unem os povos latino-americanos.
b)Será impossível a paz entre os povos árabe e judeu?

4. Leia:
cheio
vazio
cheio
cheio
vazio
cheio
cheio

cheio

Pedro Xisto


a) A que classe gramatical pertence as palavras que constroem o texto?

b) Que palavra falta na última parte do texto?

c) Como essa palavra é suguerida no texto?

d) As palavras cheio e vazio devem se referir a alguns substantivo, não expresso no texto. Qual será ele? Dê uma sugestão.

e) Produza um texto igual ao do poeta pedro Xisto, utilizando outros pares de adjetivos ou de substantivos.