Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Texto: Os meninos morenos

Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho

Os meninos morenos

Eu era um menino cor da terra. Não vou,porém, saber nunca de onde vieram os verdadeiros avós dos avós dos meus avós. Nisso, nós, os meninos brasileiros, somos diferentes dos meninos morenos da Guatemala, do México, da América Central ou de todo o planalto andino. Quando o homem branco chegou na minha terra, encontrou meninos com a carinha igual à todos os meninos que viviam nas florestas úmidas da América ou nas altas montanhas dos Andes. Depois, eles trouxeram os negros da África, que não queriam vir. E vieram também os árabes e outras gentes da Ásia. E todos se misturaram, sem registro e sem cartório.

E aqui ficamos todos da cor da nossa terra e viramos, todos, os brasileiros.

(...)

Quando eu estava

“Quando eu estava te esperando

sentia muita vontade

de comer terra;

Arrancava pedacinhos

De adobe das paredes

e comia.”

Esta confissão de minha mãe

Despedaçou meu coração.

Mamei leite de barro,

Por isso minha pele

É cor de barro.

Ziraldo, Os meninos morenos – com versos de Humberto Akabal.São Paulo: Melhoramentos, 2004.

1. Em que os meninos brasileiros são diferentes dos demais meninos da América Latina?

2. Quem era os avós dos avós dos avós dos meninos dos demais países da América Latina? Se necessário consulte um livro de história.

3. Por que o autor, mesmo sendo adulto, se inclui entre os meninos brasileiros?

4. Poema de Humberto Akabal acompanha o texto de Ziraldo. Há no poema duas vozes:

a) De quem são essas vozes?

b) Levantar hipóteses: Por que a confissão da mãe teria despedaçado o eu- lírico do poema?

5. A que etnia pertence o narrador do texto os meninos morenos?