Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

domingo, 8 de novembro de 2009

Edital - Curso de Pós Graduação

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO

Edital de Abertura de Inscrições

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA E DIVERSIDADE CULTURAL - PpgLDC

O Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana faz saber que as inscrições para a Seleção 2010 do curso de Mestrado do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA E DIVERSIDADE CULTURAL estarão abertas aos profissionais de Nível Superior, portadores do Diploma de Graduação Plena, em Letras ou áreas afins (graduados em áreas de humanas).

1. NÚMERO DE VAGAS

20 vagas

2. INSCRIÇÕES

2.1 As inscrições serão realizadas na Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Diversidade Cultural – PpgLDC, Anexo do Módulo 2, Campus Universitário, das 08:30 às 11:30 e das 14:30 às 17:30 horas, de segunda a sexta-feira, mediante o pagamento de R$ 50,00 (cinquenta reais) por inscrição, que deverá ser efetuado exclusivamente na Tesouraria da UEFS (GEFIN/PROAD- PRÉDIO DA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL).

2.2 As inscrições serão feitas pessoalmente, ou por representante com apresentação de procuração, com poderes especiais para efetivar a inscrição, acompanhada da cópia da Cédula de Identidade do Candidato e original da Cédula de Identidade do Procurador, não havendo necessidade de reconhecimento de firma.

2.3 Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta, pendente, ou com fotocópia ilegível.

2.4 Período de inscrições: 16 de novembro a 04 de dezembro 2009

2.5 Os candidatos portadores de diploma de Graduação e/ou Pós-Graduação obtido no exterior deverão apresentar sua documentação revalidada na forma da lei.

2.6 Por um período de três (03) meses, a contar da homologação, o candidato poderá requerer a devolução do currículo comprovado.

2.7 Os candidatos portadores de necessidades especiais deverão informar o fato em campo próprio, no formulário de inscrição.

3. DOCUMENTAÇÃO

O candidato deverá apresentar, no ato de inscrição para a Seleção ao Curso de Mestrado:

1. Ficha de inscrição preenchida (fornecida no local);

2. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição (R$ 50,00);

3. Cópia e original do Diploma/Certificado de conclusão de Curso Superior de duração plena. Alunos concluintes de cursos de graduação poderão se inscrever desde que apresentem atestado de que são concluintes e, em sendo aprovados, deverão apresentar diploma ou certificado de conclusão de curso na data da matrícula;

4. Cópia e original do Histórico Escolar de Graduação Plena ;

5. O aluno provável concluinte deverá apresentar cópia e original do atestado de conclusão do curso;

6. Curriculum Vitae atualizado e comprovado ;

7. Plano Preliminar de Pesquisa (pré-projeto), máximo de 05 páginas (times new roman, fonte 12, espaçamento 1,5), com os seguintes itens:

1. Tema (obrigatoriamente dentro de uma das linhas de pesquisa desenvolvidas no PpgLDC)

1.1 Objetivos

2.0 Delimitação teórica

2.1.Procedimentos (metodologia)

3.0 Referências (bibliografia)

4. LINHAS DE PESQUISA

Os Projetos de Pesquisa desenvolvidos pelos docentes do Programa respondem à Área Básica LETRAS, à Área de Concentração Literatura e Diversidade Cultural, e constam no site do PpgLDC ( www.uefs.br/ppgldc). Os projetos reúnem-se em duas Linhas Gerais de Pesquisa, a saber:

1. POÉTICAS E NARRATIVAS MODERNAS E CONTEMPORÂNEAS

Estudos de práticas e teorias literárias, bem como de outros sistemas narrativos, levando-se em conta tanto suas especificidades discursivas, como suas possibilidades de articulações interdisciplinares.

2. LITERATURA, MEMÓRIA E REPRESENTAÇÕES IDENTITÁRIAS

Estudos de discursos e de manifestações do texto literário, articulando as configurações do lugar ideológico das representações de identidade, tais como nacionalidade, território, classe, poder, gênero e etnia.

5. SELEÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

5.1 Período: 16 de novembro de 2009 a 30 de janeiro de 2010

Local: Prédio de Pós-Graduação em Educação, Letras e Artes, Sala 17, Módulo II, Campus Universitário, UEFS.

OBS: Será exigido documento de identificação para acesso ao local das provas.

Etapas:

A Seleção para o Curso de Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural da UEFS consta de:

Etapa - classificatória: Avaliação do plano preliminar de pesquisa. (pré-projeto de dissertação) e análise da documentação exigida na inscrição;

Etapa - eliminatória e classificatória: Prova de Conhecimento Específico, contendo duas questões, abordando aspectos teóricos e análise de textos literários de poesia e de prosa (dia 07 de janeiro de 2009, das 9 às 13 horas);

3ª Etapa - eliminatória: Prova de Proficiência em uma Língua Estrangeira – Espanhol, Francês ou Inglês (dia 19 de janeiro de 2010, das 9 às 13 horas)

Obs: Permite-se consulta a dicionários monolíngue. Contudo fica a cargo dos candidatos providenciá-los, uma vez que o programa não se responsabiliza por fornecê-los.

Candidatos estrangeiros devem fazer a prova de proficiência em língua portuguesa.

Alunos que obtiveram aprovação nesta etapa, nas Seleções 2008 e 2009, podem solicitar dispensa da Prova de Proficiência, através de Requerimento, no momento da inscrição.

Etapa eliminatória e classificatória: Após realização das provas, e tendo o candidato obtido classificação, será convocado para entrevista, na qual se discutirá seu plano preliminar pesquisa (dias 27 e 28 de janeiro de 2010, conforme escalonamento que será divulgado junto ao resultado).

PRÉ-ORIENTAÇÃO: Encontro com provável orientador para pré-orientação nos dias 02 a 06/02/2010.

6. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS: (a partir das 15h e disponibilizado no site)

Etapa: até 10/12/2009;

Etapa: até 11/01/2010;

Etapa: até 23/01/2010;

Etapa: até 30/01/2010.

7. DA PROVA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO

A prova de conhecimento específico consistirá de duas questões sorteadas a partir dos textos abaixo relacionados.

1. ALVES, Eurico. Poesia. Salvador: Fundação das Artes, 1990.

2. FRAGA, Myriam. Poesia Reunida. Salvador: Academia de Letras da Bahia, 2008.

3. ANDRADE, Carlos Drummond de Andrade. Reunião. ( Poesia - qualquer edição)

4. RIBEIRO, João Ubaldo. Viva o povo brasileiro. (Qualquer edição).

5. TORGA, Miguel. Contos da Montanha. (Qualquer edição).

6. Árido Movie (2005, filme), direção de Lírio Ferreira.

REFERÊNCIAS BÁSICAS:

1. PEREIRA, Roberval. “A Unidade Primordial da Lírica Moderna”. In: FONSECA, Aleilton & PEREIRA, Rubens Alves (org.).Rotas & Imagens: Literatura e Outras Viagens. Feira de Santana: UEFS, 2000.

2. FONSECA, Aleilton. “O Poeta na Metrópole:’ Expulsão’ e deslocamento”. In: FONSECA, Aleilton & PEREIRA, Rubens Alves (org.).Rotas & Imagens: Literatura e Outras Viagens. Feira de Santana: UEFS, 2000.

3. SANTIAGO, Silviano. Artigos: “Atração do Mundo”; “O Cosmopolitismo do Pobre.”; “Uma Literatura Anfíbia”; “Literatura e Cultura de Massa”. In: O Cosmopolitismo do Pobre. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.

4. OLIVIERI-GODET, Rita. Construções identitárias na obra de João Ubaldo Ribeiro. São Paulo: HUCITEC; Rio de Janeiro: ABL; Feira de Santana: UEFS Ed.

5.. SANTANA, Maria Helena. Notícias do Paraíso: o povo rural , in Actas do Colóquio Comemorativo do Nascimento de M. Torga, (M. Fátima Marinho, org.), NEL – Studies in Literature, 8, Porto, FLUP / Munchen, Martin Meidenbauer, 2008, p. 155-165.

6. NAGIB, Lúcia. A Utopia no Cinema Brasileiro. São Paulo: COSAC & NAIFY,2005.

Obs: As referências acima são sugestões. Outras fontes podem ser utilizadas pelos candidatos.

9. PRÉ-MATRÍCULA e MATRÍCULA

9.1 Para a pré-matrícula, os candidatos deverão comparecer, em 05/02/2010, das 08:30 às 11:30 e das 14:30 às 17:30, à Secretaria do Mestrado para escolha das disciplinas que irão cursar. Em seguida, na mesma data, devem se dirigir à Divisão de Assuntos Acadêmicos, localizada no prédio da Reitoria, no 1º andar, setor de Pós-Graduação, munidos de fotocópias e originais dos documentos, abaixo:

a) Diploma de conclusão do curso de graduação ou Certificado de conclusão e Histórico Escolar. Aceitar-se-á, para matrícula, na falta do Diploma, Certificado de Conclusão do curso de Graduação. Se o referido Diploma não for apresentado em até 12 (doze) meses após o início das aulas do curso de mestrado, o aluno será automaticamente desligado do Programa de Pós-graduação;

b) Certidão de Nascimento ou Casamento;

c) Cédula de Identidade

d) CIC;

e) Título de Eleitor e comprovante de votação da última eleição

f) Prova de quitação com o Serviço Militar, quando cabível;

g) Ficha de Cadastro devidamente preenchida, (entregue na Secretaria do PpgLDC);

h) 01 foto 3 X 4 (recente).

9.2 A matrícula será efetivada na Divisão de Assuntos Acadêmicos, localizada no prédio da Reitoria, no 1º andar, setor de Pós-Graduação, no dia de 24 março de 2010, das 08:30 às 11:30 e das 14:30 às 17:30 com a assinatura do comprovante de matrícula.

9.3 A matrícula será feita pessoalmente ou por representante, com procuração pública.

9.4 Não será aceita matrícula com documentação incompleta, pendente ou fotocópia ilegível.

9.5 O candidato, após a entrega dos documentos de matrícula, na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Diversidade Cultural, deverá apresentar-se ao Serviço de Saúde Universitário (SESU) para agendar avaliação e inspeção de saúde nesse serviço da UEFS.

10. INÍCIO DO CURSO

Março de 2010

Feira de Santana, 29 de outubro de 2009.

JOSÉ CARLOS BARRETO DE SANTANA

Reitor