Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Atividade avaliativa(5)

COLÉGIO ESTADUAL GOVERNADOR LUIZ VIANA FILHO
DATA:_________________ SÉRIE________ TURMA_______
ALUNO(A)___________________________________________
PROF. _________________________ LÍNGUA PORTUGUESA

UNIDADE I

Portanto pelos seus frutos os conhecereis. At. 7.20
DÚVIDAS

Às vezes
eu sinto que ela quer.
Outras vezes
eu acho que não.

Ah, como grita
o meu peito...
Cala a boca,
coração!

Ela não pode
desconfiar
que este vai ser
o meu primeiro...
Sufoco de vergonha
e de falta de jeito.
E agora, meu Deus?
O que é que eu faço
Com as mãos?

Às vezes
eu sinto que ela quer.
Outras vezes
eu acho que não.

Beijo ou não beijo...
eis a questão.

Carlos Queiroz Telles. Sonhos, grilos e paixões.
São Paulo, Moderna,1990

1. Comente a maneira como o eu lírico é manifestado no texto?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Relacione as colunas, classificando as palavras do texto.

( 1 ) substantivo
( 2 ) artigo
( 3 ) adjetivo
( 4 ) numeral
( 5 ) pronome
( 6 ) verbo
( 7 ) advérbio
( 8 ) preposição
( 9 ) conjunção
(10) interjeição

( ) sinto
( ) ela
( ) ou
( ) meu
( ) o (meu peito)
( ) coração
( ) agora
( ) primeiro
( ) ah!
( ) com

3. Agora que você fez a classificação das palavras, identifique qual classe não apresentou correspondência na atividade anterior? Escreva uma frase com uma palavra que pertença a essa classe e sublinhe-a.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. Identifique no texto três artigos e os substantivos aos quais se referem:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. Comente a assertiva abaixo:
“A escrita do Português é de base alfabética, o que significa que usamos símbolos (grafemas) para representar os sons (fonemas). Isto significa que, cada vez que ocorre um determinado fonema em qualquer palavra, ele será representado na escrita pela mesma letra.”
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. De acordo com as regras ortográficas, complete as frases com as palavras adequadas:
I. Talvez os alunos do 2o. ano__________ para Porto Seguro em setembro. Alguns professores irão acompanhá-los nessa ______________.
( a ) viajem – viagem
( b ) viajem – viajem
( c ) viagem – viajem
( d ) viagem – viagem

II. Marque o grupo de palavras em que todas estão com a grafia correta:
( a ) sacerdotisa – análize – enchaqueca – ajuisado
( b ) sacerdotiza – análise – enxaqueca – ajuizado
( c ) sacerdotiza – análize – enxaqueca – ajuizado
( d ) sacerdotisa – análise – enxaqueca – ajuizado

7. Levando em consideração o contexto em que as palavras aparecem, marque a alternativa que indique a classificação correta dos termos em destaque de acordo com a solicitação determinada
Verbo desempenhando papel de nome:
( a ) Prefiro cantar durante a manhã
( b ) Cláudio resolveu cantar na festa de sua irmã.
( c ) O cantar é uma arte.
( d ) Quando cantar, libere a emoção.

Adjetivo desempenhando a função de um nome.

( a ) Sentado na calçada, o pobre parecia faminto.
( b ) Não seja pobre de espírito!
( c ) Marta não é uma pessoa pobre.
( d ) Moro naquele pobre sobrado.

8. Os compostos estão corretamente pluralizados em:
( a ) guarda-costas, sextas-feiras, pores do sol, corres-corres
( b ) guardas-costas, sextas-feiras, pores do sol, corre-corres
( a ) guarda-costas, sexta-feiras, pores do sol, corre-corres
( a ) guarda-costas, sextas-feiras, pores do sol, corre-corres

9. Todos os substantivos apresentam a mesma flexão em gênero;
a) criança – testemunha - ídolo
b) mestre - criança –rapaz
c) testemunha – rapaz – ídolo
d) vítima – mestre – criança

BOA SORTE