Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Atividade escrita - Sujeito e predicado


Atividade Escrita - Série: 3º ano do Ensino Médio

Leia:
Necrológio dos desiludidos do amor

Os desiludidos do amores
tão desfechando tiros no peito.
Do meu quarto ouço a fuzilaria.
As amadas torcem-se de gozo.
Oh quanta matéria para os jornais.
(.....)
(Carlos Drummond de Andrade, Brejo das Almas)


1. Quantas frases há no texto?

2. Aponte uma frase sem verbo.

3. Aponte uma oração com locução verbal.

4. Qual o sentido da palavra necrológio, que aparece no título do poema?

5. Aponte uma palavra formada por derivação prefixal e por derivação sufixal.

6. Na oração: " Do meu quarto ouço a fuzilaria" , aponte e classifique o sujeito e diga que tipo
de predicado ocorre.

7. Na oração: "Os desiludidos do amor estão desfechando tiros no peito",aponte o sujeito e diga qual é o seu núcleo.