Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

domingo, 9 de agosto de 2009

Modelo de avaliação(5)

Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho
Aluno(a)_________________________________________ Série 8º Data: ___/___/___
Prof.ª Mara Virginia Avaliação Parcial II Unidade Peso: 5,0

1. Classifique o sujeito das orações em: simples, composto, oculto e indeterminado.
a) Acabamos o serviço. _____________________________________________
b) Necessita-se de mais provas. _______________________________________
c) Trouxeste as encomendas? _________________________________________
d) Ocorreu uma grande confusão. ______________________________________
e) Pais e filhos devem conversar. ______________________________________

2. Classifique o predicado das orações em: verbal ou nominal:
a) Aconteceram alguns problemas durante a viagem. ________________________
b) A chuva era forte. _________________________________________________
c) A viagem deve ter sido empolgante. ___________________________________
d) Ocorreu-me uma idéia. _____________________________________________
e) Mandaram arrancar os trilhos da ferrovia. ______________________________

3. Sublinhe o verbo e classifique-o em: Intransitivo, Transitivo direto ou Transitivo indireto.
a) Quem está falando?_________________________________________________
b) Certos mosquitos transmitem doenças. _________________________________
c) Necessitamos de investimentos na saúde. _______________________________
d) Vários alunos faltaram hoje. _________________________________________
e) Esse poema canta as glórias do povo português. __________________________

4. Siga a orientação:
a) Separe as orações.
b) Circule os verbos.
c) Classifique as orações subordinadas substantivas: subjetiva, completiva nominal, objetiva direta, objetiva indireta.

4.1. Pela minha cabeça passavam, às pressas, os sucessos do dia.
4.2. Na hora de dormir foi que senti de verdade a ausência de minha mãe.
4.3. Sempre estava comigo, era a me beijar, a me contar histórias.
4.4. Aposto como você se sairá bem nos exames.