Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Meu guri


Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho

Disciplina: Língua portuguesa Profª: Kátia Série: 2º turma: ___

Aluno(a):_____________________________________________

TEXTO

Meu guri

Quando seu moço, nasceu meu rebento Chega no morro com o carregamento

Não era o momento de ele rebentar Pulseira, cimento, relógio, pneu, gravador

Já foi nascendo com cara de fome Rezo até ele chegar cá no alto

E eu não tinha nem nome pra lhe dar Essa onda de assaltos ta um horror

Como fui levando, não sei lhe explicar Eu consolo ele, ele me consola

Fui assim levando, ele a me levar Boto ele no colo pra ele me ninar

E na sua meninice ele um dia me disse De repente acordo, olho pro lado

Que chegava lá E o danado já foi trabalhar, olha aí

Olha aí

Olha aí, ai o meu guri, olha aí

Olha aí Olha aí, é o meu guri

Olha aí, ai o meu guri, olha aí E ele chega

Olha aí, é o meu guri

E ele chega Chega estampado, manchete, retrato

Com vendas nos olhos, legenda e as iniciais

Chega suado e veloz do batente Eu não entendo essa gente, seu moço

E traz sempre um presente pra me encabular Fazendo alvoroço demais

Tanta corrente de ouro, seu moço, O guri no mato, acho que tá rindo

Que haja pescoço pra enfiar Acho que tá lindo de papo pro ar

Me trouxe uma bolsa já com tudo dentro Desde o começo eu não disse, seu moço?

Chave, caderneta, terço e patuá Ele disse que chegava lá

Um lenço e uma penca de documentos Olha aí, olha aí

Pra finalmente eu me identificar, olha aí

Olha aí, ai o meu guri, olha aí

Olha aí, ai o meu guri, olha aí Olha aí, é o meu guri.

Olha aí, é o meu guri

E ele chega ( Chico Buarque de Holanda )

Vocabulário

Rebento: filho (sentido figurado).

Rebentar: nascer ( sentido figurdo).

Batente: trabalho diário.

Patuá: espécie de amuleto

Alvoroço: alarde, tumulto.

Questões sobre o texto

1- Responda às questões:

a- Qual é o tema da canção “Meu guri” de Chico Buarque?

_________________________________________________________________________

b- Quem conta a história do menino? Copie um verso da canção que justifique sua resposta.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2- Na última estrofe, o que a mãe pensa ao ver a foto do filho no jornal? O que realmente aconteceu?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3-Substitua a seguinte expressão denotativa (isto é, que apresenta o sentido real das palavras) por outra, em linguagem figurada, que se encontra no poema lido.

Ele me disse que venceria!

_________________________________________________________________________

4-“Chega suado e veloz do batente

E traz sempre um presente pra me encabular”

Por que o guri chega sempre suado e veloz do trabalho?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5- Por que a bolsa que o guri deu de presente à sua mãe já vinha com tudo dentro?

_________________________________________________________________________

6- Que ironia há nestes versos: “Rezo até ele chegar cá no alto

Essa onda de assaltos tá um horror”

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 7-Que outro título você poderia dar a esta música?

_________________________________________________________________________