Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

sábado, 13 de junho de 2009

Produção de texto (5)


Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho
Disciplina: Redação
Prof Mara Virginia
Aluno(a)_________________________________________

CRIME E CASTIGO

Quando a garçonete negra Maria da Conceição Silva passava os olhos na seção de classificados de um jornal de São Paulo à procura de emprego, deparou com um anúncio solicitando profissionais com a sua capacitação, porém com um pequeno detalhe: as pretendentes ao cargo tinham que ser obrigatoriamente loiras.
Já o médico Mário Gouvêa Coutinho deixou de atender um paciente negro num posto de saúde da capital só por causa da cor da pele.
Casos como estes ilustram os boletins de ocorrências da Delegacia de Crimes Raciais (DCR), única em todo o Brasil e quarta no mundo. Criada em 1993, em São Paulo, com a incumbência de orientar e esclarecer as pessoas sobre esse crime não muito fácil de se constatar, a DCR é um dos braços do departamento de Comunicação Social da Polícia Civil, que fica em um imponente prédio na região central da cidade.
Apesar de ser um órgão especializado nesse tipo de assunto, “qualquer delegacia pode registrar o crime de discriminação”.
Ter preconceito significa formular conceitos e opiniões antes de conhecer a realidade. O preconceito nasce quando um certo grupo ou indivíduo defende com unhas e dentes sua identidade como sendo a única legítima. A do outro não é válida por ser diferente. O preconceito se forma em três dimensões. Primeiro ocorre assimilação de conceitos errôneos. É quando se aprende, por exemplo, que “mulher é burra”, “índio é preguiçoso” e “negro é sujo”. Depois, o medo do diferente cria um sentimento de insegurança, que gera ódio e desprezo. A terceira dimensão concretiza esse sentimento em violência legal (segregação) ou violência física contra as pessoas discriminadas.

(Fonte: desconhecida)

Com base no texto escreva uma redação sobre a consciência negra e sua importância para a sociedade brasileira.