Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

sábado, 20 de junho de 2009

Leitura e interpretação(4)


1. leia o poema de Murilo Mendes

Meninos

"Sentado à soleira da porta
Menino triste
Que nunca leu Júlio Verne
Menino que não joga biboquê
Menino das brotoejas e da tosse eterna

Contempla o menino rico na varanda
Rodando na bicicleta
O mar autônomo sem fim

É triste a luta de classes."

a) Explique o sentimento do eu lírico, ao comparar os dois meninos mencionados no texto.

b) De acordo com o conteúdo do texto, por que a palavra meninos funciona como substantivo comum?

c) De que maneira os substantivos são usados no texto para mostrar a diferença de classes entre os meninos?

d) Que valor expressivo tem o verso "o mar autônomo sem fim"? Observe o emprego do substantivo mar no contexto.

e) Retire do texto um exemplo de substantivo:
derivado
abstrato
próprio
concreto

f)No verso: "É triste a luta de classes.", explique por que a palavra destacada é um substantivo. Empregue-a numa frase como verbo.