Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

terça-feira, 9 de junho de 2009

Atividade Escrita(2)

Orações coordenadas – atividades - Revisão

1) A vida transcorre entre o sucesso e o insucesso. É importante, ------------, que o adolescente enfrente adversidades, fracassos e frustrtações para que possa, segundo a canção popular, “sacudir a poeira e dar a volta por cima”. A conjunção que introduz uma idéia de conclusão é :

a) porquanto b) porém c) pois d) contudo e) conquanto

2) O desemprego é um problema coletivo, --------------- destrói as expectativas da população; faz-se, ---------------- , necessária uma nova política de emprego --------------- as tensões sociais sejam diminuídas.

a) porque – logo – se b) e – portanto – enquanto c) à medida que – por conseguinte – desde que d) pois – por isso – para que e) visto que – contudo – a fim de que

3)Assinale a alternativa em que não se altera o sentido da oração destacada em: “Cinco bombas foram lançadas ontem contra a embaixada da China na capital peruana, MAS SÓ CAUSARAM DANOS NO INTERIOR DO IMÓVEL.”

a) porque só causaram danos no interior do imóvel.

b) de sorte que só causaram danos no interior do imóvel.

c) quando só causaram danos no interior do imóvel.

d) portanto só causaram danos no interior do imóvel.

e) todavia só causaram danos no interior do imóvel.

4) Observe a frase abaixo.

“Foi um belo jogo. Todo o time se esforçou ao máximo. O juiz não teve boa atuação.”

Se construirmos um período complexo a partir dos três períodos simples, mantida a ordem de apresentação, podem aparecer como conectivos:

a)onde – pois b)pois – em que c)em que – embora d)de que – mas e)mas – onde

5) “Os pais incentivaram os filhos para a leitura; estes, contudo, pouco leram.” A conjunção expressa idéia de:

a) conclusão b) oposição c) alternância d) adição e) explicação

6) O período em que o conetivo estabelece uma relação de idéias diferente das demais é:

a) O registro verbal de cultura está no livro, portanto ele é um instrumento básico na educação.

b) O livro fixa o patrimônio histórico, cultural e científico da humanidade, logo ele é um instrumento básico na educação.

c) Todos devem ter acesso ao livro, pois ele é um instrumento básico na educação.

d) O livro propicia acesso aos bens culturais, por isso ele é um instrumento básico na educação.

e) A aquisição de novos conhecimentos é proporcionada pelo livro, por conseguinte ele é um instrumento básico na educação.

7) A conjunção portanto pode preencher adequadamente a lacuna nos seguintes períodos, exceto o da alternativa:

a)A universidade forma profissionais; ela presta, --------------- , um serviço à sociedade.

b)Os egressos da universidade possuem uma formação aprimorada; podem implementar, ------------- , as soluções exigidas pela sociedade.

c)A universidade não é uma agência prestadora de serviços, ----------------- não deve resolver os problemas sociais como instituição.

d)A universidade resolve os problemas da sociedade a longo prazo, ------------- forma homens capazes desta tarefa.

e)Existe uma crise na civilização hodierna, -------------- indivíduos e agrupamentos sociais encontram-se perplexos, frustrados e angustiados.

8) A lacuna que pode ser preenchida por “de modo que” é a da alternativa:

a)As brincadeiras de mau gosto devem ser evitadas ------------- perturbam o relacionamento entre os estudantes.

b)Os calouros temem os primeiros dias na universidade ------------ devam ser de grande alegria.

c)Trotes inteligentes e culturais podem ser buscados -------------- os veteranos têm um bom nível de instrução.

d)Alguns trotes são destituídos de violência -------------- são bem recebidos pelos calouros.

e)Os trotes podem ser um momento de confraternização ------------- sejam bem escolhidos.

9) Acompanhar as mudanças ocorrentes no mercado não basta, POIS ; nós precisamos nos adiantar aos acontecimentos e identificar novas oportunidades de marketing, o que nem sempre é facilmente visível.

Com relação à palavra destacada acima, é correto afirmar que:

a)é uma conjunção conclusiva, pois exprime idéia de conclusão.

b)é uma conjunção explicativa, pois exprime idéia de explicação, justificação.

c)é uma conjunção causal , pois exprime idéia de causa.

d)é uma conjunção adversativa, pois exprime idéia de oposição.

e)é uma conjunção aditiva, pois exprime uma idéia de adição.

10) Indique a alternativa que não apresenta problemas de coesão por causa do mau uso dos articuladores oracionais(nexos):

a)O diploma não é mais uma garantia de espaço no mercado de trabalho, todavia continuará sendo uma das muitas exigências.

b)Uma boa parte das crianças mora muito longe, vai à escola com fome, onde ocorre o grande número de desistências.

c)O sonho é essencial para nossas vidas, portanto, sem o sonho não conseguiríamos lutar concretamente por um mundo melhor.

d)Talvez o jovem até entenda o mundo, pois não sabe explicar aos velhos a maneira como o entende .

e)Era orgulhoso; contudo, não aceitou a crítica.

11) Assinale a alternativa em que o conetivo “e” não possa ser interpretado com valor adversativo:

a)Ligou a TV para combater a insônia e dormiu.

b)Ele saiu com destino ao cinema e, encontrando Laura, foi passear no shopping.

c)Apanhou muito e não chorou.

d)Estudou inglês por mais de cinco anos e deconhece a palavra dumping.

e)O telefone tocou e, do outro lado da linha, só havia silêncio.

12) Não digo que já lhe coubesse a primazia da beleza, entre as mocinhas do tempo, porque isto não é romance, em que o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas; mas também não digo que lhe imaculasse o rosto nenhuma sarda ou espinha, não.

Machado de Assis. Memórias póstumas de Brás Cubas.

No período acima, "porque" e "mas" introduzem, respectivamente, as idéias de :

a) causa e explicação

b) explicação e adição

c) causa e oposição

d) oposição e conseqüência

e) causa e conseqüência