Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Atividade Escrita(2) Periodos

Colégio Est. Gov. Luiz Viana Filho 8ª série Português
Profª. Mara Virginia Aluno(a) _________________________


1. Leia:


Neologismo

Beijo pouco, falo menos ainda.
Mas invento palavras
Que traduzem a ternura mais funda
E mais cotidiana.

Inventei, por exemplo, o verbo teadorar.
Intransitivo:
Teadoro, Teodora.
(Manuel Bandeira)


a) Dê o significado do título do poema.
b) O que motivou o eu lírico a inventar palavras?
c) Por que o verbo inventado pelo eu lírico é intransitivo?

2. Sublinhe os verbos ou locuções verbais e coloque nos parênteses o numero de orações existentes em cada período. (Lembre-se: numero de verbos ou locuções verbais = número de orações)
( ) Hoje é sábado de carnaval e os jovens estão animadíssimos.
( ) O governo deve garantir a educação de todas as crianças.
( ) Olhei, gostei, tinha dinheiro, portanto comprei.
( ) Fui à cidade, assisti ao filme que queria e voltei para casa.
( ) Comprei um bilhete de loteria e fiquei milionária.
( ) Sua mãe acaba de chegar à reunião.

3. Classifique os períodos abaixo em simples ou compostos.
a) Nestas férias, fomos conhecer Ouro Preto.
b) Ninguém perguntou se ele virá ao concerto
c) Quando chove, a cidade fica insuportável.
d) Não gostei do filme, os acontecimentos são muito previsíveis.
e) Não empresto meus Cds a ninguém.

4. Sublinhe os verbos ou locuções verbais e separe as orações dos períodos.
a) Se a encontrar, dê-lhe o meu recado.

b) Nossa excursão vai atrasar, se você não chegar a tempo.

c)Se houvesse mais seriedades, haveria mais obras sociais.

d)Havia muita gente no parque.

e) Quando você sair, me avise.

5. Classifique os períodos da atividade anterior.
a) ______________________________ b)________________________________
c)________________________________ d)_______________________________
e) _______________________________